No mês de outubro de 2019 a Jocatec promoveu uma Palestra/live sobre Autocuidado Feminino no Outubro Rosa. Foram abordados assuntos como autocuidado feminino, diagnóstico e tratamento, fatores de risco , prevenção, recomendações, sinais e sintomas do câncer de mama.
Outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama, por meio da campanha mundial do Outubro Rosa. Criada em 1990 nos Estados Unidos, a campanha tem por objetivo principal informar sobre a doença e seus diferentes tipos, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e estimular a prevenção.
Veja a palestra completa com um conteúdo extremamente relevante sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Como praticar o autocuidado?
Apesar do movimento anualmente divulgar essas informações, é fundamental que os cuidados com o corpo não sejam tomados apenas em outubro, mas constantes, durante o ano inteiro. Atitudes simples e diárias podem ajudar a reduzir as chances de exposição aos fatores de risco e diminuir também a possibilidade de desenvolvimento da doença no futuro. Veja algumas coisas que você pode introduzir no seu cotidiano:
– Manter uma alimentação saudável
– Praticar atividades físicas
– Evitar o consumo de álcool e cigarro
– Amamentar seu filho por, pelo menos, seis meses (caso tenha filhos ou pense em ter)
– Evitar estresse e cuidar de sua saúde emocional
Além disso, é importante realizar consultas médicas regularmente; conversar com seu médico sobre o uso prolongado de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal; estar atenta aos fatores de risco e sinais de alerta; e para mulheres com mais de 40 anos, fazer mamografia anualmente.
Quais são os fatores de risco e sinais de alerta?
Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de o tratamento ser efetivo, por isso a importância de estar atenta aos fatores de risco. São eles:
– Histórico familiar de câncer de ovário ou de mama
– Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos
– Menopausa após os 55 anos
– Sedentarismo
– Ingestão de álcool e tabagismo
– Terapia de reposição hormonal
–Exposição frequente a radiações ionizantes
Os sinais de alerta são percebidos principalmente durante a prática do autoexame. Caso perceba algum desses, procure seu médico:
– Nódulos nas mamas, geralmente indolores
– Alterações no mamilo
– Pele avermelhada ou com aspecto de casca de laranja
– Nódulos na região da axila (línguas)
– Secreção mamilar
O câncer de mama surge quando células defeituosas da mama se multiplicam e formam um tumor. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil, e embora menos comum, também atinge homens.
O autoconhecimento é imprescindível para a prática do autoexame, e quando os dois são atrelados ao cuidado constante com o próprio corpo, as chances de prevenção e diagnóstico precoce aumentam.