Gestão de saúde: como preparar sua empresa para desafios como o da Covid-19?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há mais de dois anos todos os cidadãos do mundo estão lidando com uma grave doença, uma crise sanitária sem precedentes na história. Vidas foram perdidas, a economia de muitos países se colapsou e, mesmo agora, em uma fase que podemos chamar de pós-pandemia, os efeitos ainda são sentidos por todos.

Nas empresas não foi diferente. Buscando equilibrar o cuidado com o colaborador e a saúde financeira do negócio, muitas se viram diante de um grande desafio: como promover uma gestão de saúde efetiva sem comprometer ainda mais os gastos?

Empresários e gestores estão diante de um grande impasse. De um lado, a necessidade de prover aos seus funcionários um plano de saúde que lhes garanta segurança e cuidado em um momento de necessidade. Do outro, todas as despesas do negócio (o plano de saúde é a segunda maior, após, apenas, da folha de pagamento) e o resultado financeiro da organização.

Como equilibrar essa balança?

Pesquisas apontam aumento nos custos e efeitos negativos nas operações

Segundo a “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas”, promovida pelo IBGE em junho de 2020, 70% das empresas participantes afirmaram que a pandemia teve um efeito negativo sobre elas. Além disso, 40,3% disseram ter, naquele momento, dificuldades para honrar pagamentos do dia a dia.

Outro estudo, promovido também em 2020, afirmou que 60% das empresas brasileiras esperavam, naquele momento, que os programas de saúde que possuíam teriam aumentos em seus custos em um futuro próximo.

E, é claro, os custos dos planos de saúde, como de tudo mais no país, acabou subindo.

Como fazer a conta fechar e entregar um benefício de qualidade ao colaborador?

O plano de saúde não deve ser apenas algo figurativo, como um benefício que não dá resultado ou que não tem qualidade. Ele deve efetivamente beneficiar o colaborador, dando-lhe a possibilidade de prevenir doenças e a segurança de atendimento em um momento de necessidade. Em uma crise sanitária como a da Covid-19, os planos de saúde foram primordiais para as equipes e para os negócios.

Nenhuma suposição foi capaz de prever o surgimento do coronavírus e os dois anos de pandemia que sofremos no mundo todo. Por isso é tão importante que o seu negócio esteja preparado não só para o mercado, mas também para a saúde. De nada adianta escolher o plano mais barato se ele não oferecer o mínimo que seu funcionário precisa.

Nem sempre dispor de um plano de saúde é algo inacessível. Qualquer empresa pode oferecer um bom benefício aos seus funcionários desde que sigam algumas orientações:

· Estude as necessidades da sua equipe e faça um levantamento do número de funcionários, idade média e todas as outras informações pertinentes;

· Promova cotações com empresas diferentes e com boa reputação no mercado;

· Observe se a rede credenciada da operadora a ser escolhida atende a região de sua empresa/equipe. Se seus colaboradores viajam muito, é importante adquirir um plano de cobertura nacional.

· Procure sempre por operadoras que estejam regulares junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

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